HAPPY FATHER'S DAY!!!!

08/08/2015

HAPPY FATHER'S DAY!!!!

O dia dos pais no Brasil é comemorado no 2° domingo de agosto, porém nos Estados Unidos essa data é comemorada em um dia diferente. Conheça qual é a origem, história e saiba qual é a data do dia dos pais nos EUA.

O dia dos pais nos Estado Unidos é comemorado no terceiro domingo de junho. Essa tradição começou em 1909, quando Sonora Luize criou o Dia dos Pais para homenagear William Jackson Smart, seu pai. A data foi propagada para Washington e, em 1972, o Presidente Nixon oficializou o feriado nacional.

Existem também outras explicações para essa data. Segundo outra tradição a igreja, em 1908 pra celebrar a vida de 361 pais que morreram numa explosão de mina, o que deu origem a data. O dia dos pais nos Estados Unidos foi criada em 5 de junho de 1908, na cidade de Fairmont, que fica West Virgínia, porém o acidente aconteceu em dezembro de 1907. Há muitas outras especulações sobre essa data nos Estados Unidos. A data é também comemorada em outros países.

Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde há mais de 4 mil anos, um homem chamado Elmesu teria moldado argila o primeiro cartão. Neste ele desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

A institucionalização desta data é bem mais recente. A data é comemorada em diversos países: Brasil (2° domingo de agosto), Portugal, no dia 19 de março (dia de São José, marido de Maria, mãe de Jesus).

No Brasil, o dia dos pais é atribuído a Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio em, por conseguinte, no faturamento do jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, comemorada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

Entre outros países que comemoram o dia dos pais estão: áfrica do Sul, Argentina, Canadá, Eslováquia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Eslováquia, Índia, Irlanda, Japão, Macau, Malásia, México, Paraguai, Peru, entre outros países.