O Inglês é um Idioma Fácil de Aprender?

12/09/2016

O Inglês é um Idioma Fácil de Aprender?

Se sua opinião for sim, saiba que não está sozinho. As pessoas aprendendo inglês no mundo todo lamentam a dificuldade do idioma pelos seus tempos verbais irregulares e ortografia complicada que parecem não seguir um padrão lógico. Mas na verdade é tão difícil quanto parece?

Há fortes evidencias que apoiam a alegação de que o Inglês é um idioma difícil para ser aprendido. O Inglês tem um sistema de ortografia um tanto maluco e parece que cada palavra tem suas próprias regras de pronúncia. Isso porque o Inglês “pegou emprestado” muitas palavras de outros idiomas. Para saber como ler a ortografia é necessário saber qual é o idioma de origem ou já ter ouvido a pronúncia correspondente.

Em Inglês, os verbos irregulares são igualmente complexos, além de serem uma dor de cabeça para quem aprende Inglês. Por que o passado de “buy” é “bought”, e porque o passado de “sell” é “sold.” Por que “buyed” ou “selled” não são palavras reais?

Em Inglês, as perguntas são formuladas com a inversão das palavras, o que não existe em outros idiomas como o Português. Muitos Brasileiros dizem: “You are American?” ao invés da forma correta que é “Are you American?” A ordem das palavras é importante quando fazemos perguntas e quando descrevemos os substantivos. O Inglês tem palavras muito astutas ditando regras que tornam “A cute little brown dog” uma frase correta, enquanto que “A brown cute little dog” seria incorreto.

 

POR QUE INGLÊS É FÁCIL

Apesar das dificuldades, o Inglês é na verdade o idioma mais fácil no mundo para ser aprendido. Você pode achar que sou louco por dizer isso, mas deixo explicar.

Diferente de outros idiomas, o Inglês não tem casos, gênero, combinação de palavras e sem dúvida tem um sistema gramatical bem mais simples. Aqueles que falam Inglês, às vezes, têm dificuldades em aprender o Português porque não estão muito acostumados ao fato das palavras terem gêneros.

O ração porque Inglês é o idioma mais fácil para aprender é a sua vasta seleção de meios e recursos para o aprendizado de Inglês, incluindo programas de TV, filmes, música,podcasts, livros e websites. O Inglês é o idioma estrangeiro mais estudado no mundo e há vários recursos disponíveis para ajudar cada estudante de Inglês em seu idioma específico. Há centenas, talvez milhares de livros sobre o aprendizado do Inglês como um idioma estrangeiro que você pode usar para melhorar seus estudos. Além disso, há vários outros blogues na internet para estudar Inglês.

Porém, estudar a partir de um livro levará você até parte do caminho. Você precisa entrar em contato com o idioma real na forma em que ele é falado por seus falantes nativos para que você possa pronunciar o melhor Inglês. Você precisa criar um estilo de vida a partir do Inglês, ouvindo músicas, assistindo televisão e lendo em Inglês todos os dias. A popularidade da cultura pop Inglês significa que você não precisa ir muito longe para encontrar recursos em inglês que possam ser incorporados na sua vida cotidiana.

O Inglês parecerá fácil para você quando parar de enxergá-lo como algo mecânico e quando você começar a se conectar à cultura que origina o idioma. Você precisa se conectar mais profundamente ao idioma absorvendo os meios que o Inglês produz.

Há centenas de programas de TV em Inglês que você pode assistir grátis online para ajuda-lo a melhorar suas habilidades no idioma. Assistir um episódio de Friends todos os dias pode melhorar muito seu Inglês e isso vai ajuda-lo a entender a cultura que o idioma tem. Nenhum outro idioma trás tantos e diferentes tipos de programas de TV shows que garantem divertimento a todos. Eu encontrei dificuldade em achar bons programas de TV em Português, já que a maioria são novelas. Se você conhece um bom programa da TV Brasileira, por favor, escreve nos comentários.

 

ESTÁ TUDO NA SUA CABEÇA

Que a verdade seja dita, não há sentido em perguntar se o Inglês é um idioma difícil ou fácil para ser aprendido. Se você quiser acreditar que o Inglês é um idioma difícil, certamente encontrará motivos para justificar sua crença de que é um aprendizado difícil. Mas se você quiser acreditar que é fácil aprender será fácil acreditar motivos que justifiquem esse pensamento.

A pergunta mais importante a ser feita é se você está disposto a se dedicar ao processo de aprendizado de um idioma, o que significa ter um contato diário com o idioma e incorporá-lo ao seu estilo de vida. Qualquer coisa que possa parecer difícil pode ser conquistada se você se dedicar e se comprometer como o resultado final. A NASA não perguntou se seria difícil manda o homem à lua, ela simplesmente perguntou se era possível e descobriu formas de fazer isso acontecer.

O aprendizado de um idioma não é um destino com um caminho livre a ser seguido, é uma jornada que o levará a diferentes caminhos. Há vários caminhos para a fluência, mas o que todos têm em comum é que VOCÊ é o único que vai segui-los. É VOCÊ quem dita seu passo e você, no final das contas é o único responsável pelos seus erros e seus sucessos.